Amaciante de roupas ecológico

Atualizado: 14 de Set de 2018

Dica de sustentabilidade diária para cuidar das roupas, da saúde e do meio ambiente.

Não podia ser mais simples e prático!


DICA DE SUSTENTABILIDADE DIÁRIA - AMACIANTE DE ROUPAS

Mudar hábitos requer força de vontade e persistência, mas à medida que buscamos o caminho sustentável não faz mais sentido continuar fazendo o “mesmo de sempre”. Ninguém precisa mudar radicalmente e nem da noite para o dia, pelo contrário (!), mudar aos poucos facilita assimilar e tornar permanente as pequenas-grandes mudanças. Principalmente quando o assunto é LIMPEZA DA CASA, queremos que as tarefas terminem rapidamente e de forma eficiente, claro!


Para começar de um jeito fácil e motivador, utilizando ingredientes caseiros e acessíveis, a DICA é usar vinagre como AMACIANTE de roupas.

SIM! Essa prática segura e eficaz consta inclusive no Caderno de Saúde da Criança, da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas/SP, que orienta a lavagem de roupas do bebê recém-nascido somente com sabão em pedra e enxague com água e vinagre (1 colher de vinagre para cada litro de água).

Para uso comum, eu recomendo adicionar ½ copo de vinagre (aproximadamente 100 ml) para uma máquina de lavar cheia. Lembrando que uma pequena variação nessa medida não irá interferir no resultado.

O vinagre pode ser despejado na água de enxague ou pode ser colocado no compartimento do amaciante, se sua máquina tiver. Fácil né?!


Veja abaixo as VANTAGENS de usar VINAGRE como amaciante de roupas:

1. Amacia as roupas sem danificar os tecidos. Assim como amacia os cabelos! Sim, você pode usar o vinagre diluído em água para condicionar os fios, após o uso do shampoo.

2. Prático e pode ser feito em casa.

3. Não polui o meio ambiente e nem causa distúrbio de organismos aquáticos.

4. Econômico.

5. As roupas podem não ficar tão macias como você pode estar acostumado, mas ficam com toque suave e o melhor é que as toalhas não perdem a capacidade de absorção.

6. As roupas não ficam com cheiro de vinagre! O cheirinho sai depois que as roupas secam.

7. As roupas ficam LIVRES do cheiro forte de fragrâncias sintéticas e de outras substâncias tóxicas como ftalatos, suspeitos de atuarem como disruptores hormonais, e de compostos quaternários de amônio, principais componentes dos amaciantes e com potencial alergênico.


Assim como nos preocupamos com os cosméticos e produtos de higiene que passamos na nossa pele, também é importante questionar sobre os produtos que estamos usando para limpeza e cuidado da nossa morada, que refletem diretamente na nossa saúde e no equilíbrio da nossa grande mãe NATUREZA!


Gostou do post? Compartilhe! Mas cite a fonte.

Grata, Débora Tieko - Tiê aromatelier.


#consumoconsciente #tiearomatelier #limpezaecologica

705 visualizações1 comentário
Carrinho0
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • YouTube - círculo cinza

© 2020 by Débora Tieko

Cunha - SP - Brasil