Parceria EquilibrArt - Mulheres do Campo

Passei a residir em Cunha, SP, em 20 de janeiro de 2015, mas o caso de amor com a cidade começou bem antes. Um dia conto mais dessa estória!


Na bagagem trouxe o Tiê aromatelier que havia acabado de nascer e estava aprendendo a bater as asas. Logo que iniciei meus primeiros voos pelos céus e serras dessa encantadora cidadezinha das montanhas, comecei a sentir pulsar a vontade de pertencer mais à cidade, interagir com a comunidade e desempenhar um papel político-social que também faz parte do “Ser-empreendedora”.


Guardei bem comigo o que ouvi numa aula de Economia Associativa, durante o curso de Agricultura Biológico-Dinâmica que fiz entre 2007 e 2010, que independentemente do tamanho do projeto e do lucro toda inciativa privada deve desempenhar um papel social na comunidade em que está inserida.


Seguindo com essa intenção, em meados de 2017 as energias me levaram ao encontro de Alketa Bestaku e Marina Valadão, representantes da SerrAcima, Associação de Cultura e Educação Ambiental – OSCIP, e juntas ao grupo de 15 a 20 mulheres da zona rural de Cunha contempladas pelo projeto "Agroecologia - Vida na roça, alimento saudável na cidade", implementado pela SerrAcima com o apoio da Inter-American Foundation, realizamos uma série de encontros teóricos e práticos, além de reuniões extras para dividir experiências e solucionar dúvidas. Em cada encontro tive a satisfação de apresentar a essas mulheres da terra o que desenvolvo em meu trabalho com o Tiê aromatelier: possibilidades de produção dos próprios cosméticos e produtos para higiene pessoal e da casa, priorizando ingredientes naturais e de fácil acesso, resultando em produtos finais simples, eficazes e suaves para uso diário, proporcionando autonomia, economia e possibilidade de geração de renda às mulheres participantes.

Encontro 1: Oficina de produtos de limpeza ecológicos.

Encontro 2: Oficina de sabonetes ecológicos para higiene pessoal.

Encontro 3: Oficina de cosméticos naturais e artesanais.

Encontro 4: Oficina de noções básicas de fito-preparados.



Registro da Oficina 3

Lembro-me que no primeiro encontro me senti receosa com a hipótese de “ensinar o padre a rezar a missa” ou de não conseguir acessar as mulheres participantes. Mas para minha surpresa e alegria, elas ficaram entusiasmadas com as propostas e antes do fim do quarto encontro já estavam fazendo produtos para uso pessoal e limpeza da casa.

Incorporar esses saberes, desconstruir paradigmas, mudar hábitos e passar a fazer produtos de higiene para si, para a família e para a casa, com mais consciência e cuidado tanto com a própria saúde, quanto com o meio ambiente, já são resultados vitoriosos!

Foi ainda mais especial ver esse processo despertar em muitas delas a vontade de empreender e multiplicar o acesso a esses produtos. E então nos reunimos para falar sobre boas práticas de fabricação, padronização de formulações, precificação, embalagens e comercialização.





“Soltar o que se aprende e soprar na direção de corações abertos é como semente alada que voa até cair em terra fértil. Germina, enraíza, cresce e floresce!” Foi esse para mim o maior aprendizado proporcionado por essa oportunidade.


Como “sonho que se sonha junto é realidade”, meses e muito empenho depois o coletivo de mulheres tomou forma no Grupo de Mulheres do Campo EquilibrArt. Realizaram a primeira comercialização oficial em 23/09/2018, na XVIII Feira de Troca de Sementes Crioulas e Mudas, vendendo sabonetes, sabões e produtos de limpeza ecológicos, conscientes, naturais e feitos à mão por elas. Começaram a vender na Feira Agroecológica que acontece aos sábados na Praça do Rosário e logo mais, no dia 08/12/2018, participarão da 1ª Feira das Mulheres Tecendo Ações, também em Cunha/SP. E assim fortalecem-se as raízes dessas mulheres da terra!


Como co-madre desse florido coletivo (!) e incentivadora da economia solidária e colaborativa, inicia-se a parceria de Tiê aromatelier e EquilibrArt – Mulheres do Campo. Sabões e sabonetes feitos à mão e com carinho por essas mulheres agora estão na loja virtual. Na compra de cada produto desse grupo de mulheres, R$ 1,00 é destinado aos custos de manutenção e logística da loja virtual e todo o restante é repassado ao grupo EquilibrArt – Mulheres do Campo.


Agradecemos a você por apoiar e fazer prosperar essa rede de empreendedorismo feminino, criativo e consciente!


Clique AQUI para conhecer os produtos EquilibrArt – Mulheres do Campo que estão na loja virtual!




81 visualizações
Carrinho0
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • YouTube - círculo cinza

© 2020 by Débora Tieko

Cunha - SP - Brasil